O Valente Gideão

Texto base: Juizes 6 e 7


Depois que Débora e Baraque derrotaram Sísera, Israel se esqueceu de Deus e começou a adorar ídolos novamente. Isso fez Deus ficar muito triste. Por sete anos os Midianitas e Amalequitas causaram problemas para os Israelitas. Eles roubavam seus alimentos e destruíam suas casas. Muitos dos Israelitas viviam em cavernas só para sobreviver.
Deus procurou por um líder – alguém que confiasse nEle. E encontrou Gideão.
Gideão estava se escondendo dos Midianitas enquanto malhava trigo em um tanque de pisar uvas. De repente o Anjo do Senhor apareceu e disse: “O Senhor está com você, guerreiro corajoso!”
Gideão ficou surpreso. Ele não era nenhum guerreiro corajoso. Sua família era a menor da tribo de Manassés. Ele certamente não se sentia muito valente.
“Eu estarei com você”, Deus disse a Gideão “Nós destruiremos o inimigo juntos”.
Gideão não tinha certeza disso. Ele pediu ao Anjo para esperar enquanto ele preparava uma refeição. Ele colocou a refeição em uma pedra, e foi queimada por fogo.



Gideão pediu a Deus mais 2 sinais. Ele queria ter certeza de que Deus estava com ele. Ele segurou a lã em suas mãos e falou em voz baixa: “Se você for ajudar Israel a derrotar Midiã, por favor, faça essa lã estar molhada amanhã de manhã e o chão em volta dela seco”
Na manhã seguinte foi como Gideão havia pedido. Nenhum orvalho tinha tocado o chão, mas a lã estava encharcada.
Gideão testou Deus de novo: “Dessa vez que a lã fique seca e o chão molhado”, ele pediu. Na manhã seguinte o pedido tinha sido atendido.

Gideão chamou um exército para lutar contra Midiã. E 32 mil homens se juntaram à ele.
Agora Deus iria testar Gideão.
"Tem homens demais”, Deus disse: Diga aos homens que quem for timido e medroso que volte para casa.
Gideão sabia que os Midianitas e os Amalequitas tinham um exército enorme. Mas ele obedeceu a Deus e 22 mil homens voltaram pra casa (Juízes 7:3).
Deus testou Gideão de novo: “Leve seus homens ao rio para beber. Separe aqueles que beberem aguá de joelhos dos que lamberem a agua como um cão.
Apenas 300 homens lamberam a agua, e Deus ordenou que Gideão fosse com eles. Deus finalmente tinha um exército pequeno o bastante.


Aquela noite, Gideão dividiu seu exército em 3 grupos. Armados apenas com jarros de barro, trombetas e tochas, se esconderam em 3 lados ao redor do acampamento Midianita. Todos de uma vez tocaram as trombetas, quebraram os jarros e gritaram: “Pelo Senhor e por Gideão!”


Deus fez o resto. Acordados pelos gritos, os Midianitas e Amalequitas correram para suas barracas. E começaram a lutar uns contra os outros! Eles estavam confusos. Muitos fugiram. E ao fugirem, os soldados de Gideão os perseguiram. E o poder de Deus destruiu os inimigos de seu povo.

1 comentários:

Anônimo disse...

este site é muito legal, pois em meio a tanta luta, e coisas ruins que vemos na net, este site abre um espaço para nos evangelicos, evangelizamos sobre Jesus

Postar um comentário